Samuel Lucena de Medeiros

From ChoralWiki
Jump to: navigation, search
Samuel Lucena de Medeiros

Life

Born: 14 July 1996, Brazil

Biography:

Portuguese.png Samuel L. Medeiros interessou-se por música desde pequeno. No entanto, foi durante o final de seu curso no Ensino Fundamental quando iniciou seus estudos formalmente. De 2009 a 2012 estudou Prática e Teoria Musical, bem como integrou a Orquestra de Flautas na escola Instituto Batista Ida Nelson (Manaus/AM, Brasil), sob a orientação da professora Nilda Bastos. Em 2010 iniciou seus estudos de violino, na mesma instituição, terminando em 2013. Já nesse mesmo ano, inscreveu-se no programa de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), chamado "Laboratório de Ensino e Aprendizagem Musical de Violino", coordenado pela professora e violinista Spalla da Orquestra Filarmônica do Estado do Amazonas, Margarita Chtereva.

Na área do canto, em 2009 se tornou integrante do Coral do IBIN, permanecendo até 2013. Em 2013 e 2014 fez parte de corais em igrejas de Manaus, até que, em 2015, Foi aceito como integrante no renomado Coro Universitário, coral da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), permanecendo até o ano de 2016. Em 2015 participou da 1ª Conferência Musical da AMBAM, tendo aulas de Técnica Vocal e Canto Coral. Nesse mesmo ano teve a honra de experienciar o 35º Festival de Música de Londrina (Londrina/PR, Brasil), como participante e corista convidado. Lá foi integrante do Coro Adulto do Festival, e recebeu aulas de Técnica Vocal Aplicada ao Repertório e Ópera Estúdio, ministradas por Ricardo Castro e Kalinka Damiani. No final de 2015 participa como cantor solista no Grupo de Canto Lírico da UFAM, participando até o presente momento; estreou nesse mesmo grupo como contratenor, tendo aulas com os professores Patricia Botelho e Davi Chaves, continuadores da técnica ensinada por Neyde Thomas e Kalinka Damiani. Teve a oportunidade de receber aula do Sopranista Bruno de Sá, no ano de 2017. No ano seguinte, integra o Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Amazonas (COSUFAM), dedicando-se em 2019 a recitais solo com árias renascentistas, barrocas e clássicas.

Como compositor, Samuel L. Medeiros é um autodidata. Suas obras são caracterizadas pelo estilo de composição livre, assim como a notação musical das mesmas, não seguindo a usual em alguns casos. A sonoridade é o principal foco das obras, onde até mesmo os pequenos detalhes necessitam de relevância ao serem executadas. São o fruto da conjunção entre a música barroca/renascentista e moderna/contemporânea. Possui mais de 50 peças escritas e continua (estando ainda no início de sua carreira) a compor.

See also: Samuel Lucena de Medeiros's editor page.

List of choral works

Choir

A Cappella

Solos, etc.


Click here to search for this composer on CPDL

External links